12.2.10

BIODIESEL


Considerando-se que o combustível fóssil ( que não é renovável) irá se esgotar, faz-se necessário a adoção de outras matrizes energéticas. O biodiesel, que um óleo vegetal feito a partir da mamona, girassol, amendoim, soja e outras plantas oleaginosas, passa a ser uma das alternativas para suprir esta fonte do petróleo, porém de forma limpa e bem menos poluente.
O município de Salinas possue o Programa Biodiesel, que consiste numa parceria entre a Petrobrás Biocombustíveis com uma unidade montada em Montes Claros e a EMATER-MG, que fomenta junto aos agricultores familiares o plantio e a assistência técnica individualizada. O Programa Biodiesel em Salinas começou em 2007 com 38 produtores cadastrados e 17 plantaram, em 2008 chegou a cadastrar 87 agricultores familiares, sendo 53 plantaram e colheram no ano de 2009/2010, ainda conta com 115 produtores cadastrados, mas somente 62 plantaram em razão da falta de chuva. Dentre os 71 municípios envolvidos no Programa no ano agrícola 2008/2009, Salinas se posicinou em 15º lugar em adesões de produtores e também em volume produzido.
Para mais detalhes, consulte: http://www.biodiesel.gov.br/

DESTAQUES EM SALINAS



São destaque em Salinas:

  • O mercado municipal, que se tornou destaque da cidade, devido a diversidade de produtos oferecidos pelos agricultores, que ali comercializam os seu produtos produzidos nas comunidades rurais do município, como: artesanatos, requeijão, queijo, verduras e frutas variadas, biscoitos e doces caseiros, entre eles o doce mais procurado é a rapadura, o tijolo e a batida, comidas típicas, entre elas, o frango caipira, o feijão tropeiro, o arroz com pequi, e a farofa de sangrador, e também pastéis feitos na hora.

  • São realizadas palestras pela EMATER/ MG de Salinas nas escolas situadas nas comunidades rurais, conscientizando sobre o uso de produtos orgânicos e conservação do meio ambiente.

  • Passeata realizada para Mobilização Ambiental leva mais de 6.000 pessoas à passarela da Alegria, o evento contou com a participação de diversos órgãos estaduais e federais, além das escolas municipais, estaduais, federais e particulares, ao som de músicas que falavam da preservação ambiental, foram distribuidos folhetos explicativos por diversos órgãos estaduais no sentido de informar como podemos desenvolver ações que reduzam os impactos ambientais.

PRODUTOR RURAL, SE DESTACA NA PRESERVAÇÃO AMBIENTAL NO MUNICÍPIO DE SALINAS



Antônio Gilberto é um agricultor familiar pai de quatro filhos, que ocupa 5 ha de terra cedido pelo sogro, na região do bananal, na comunidade Canela Dema. Nesta área, onde vive, desenvolve atividades como: horticultura orgânica, criação de pequenos animais, extração de polpas de frutas. E através destas atividades, o mesmo se destaca na forma de cultivar, pois há mais de 10 anos tomou uma decisão, depois de participar de um curso no CAA e outros na EMATER-MG em Salinas, sobre a importância de cultivar sem a utilização de Agrotóxico. Ele tem como objetivo vender um produto mais saudável, e principalmente evitar contaminação do solo e da água e a própria contaminação na hora da aplicação.
Antônio Gilberto foi o primeiro a participar do Programa adubo verde, programa pioneiro na região de Salinas, comercializa seus produtos no programa de compra direta da CONAB e o restante no mercado municipal, onde divulga seus produtos, com cartazes identificando-os como orgânicos, e possui clientes especiais que passaram por problemas canceriginos, ou adeptos de alimentação saudável. A terra onde produz esta próxima do rio bananal, e por este motivo faz praticas conservacionistas, cuidando da mata ciliar e manejo do solo para evitar erosões, com plantio em nível e incorporação de material orgânico. É associado assíduo, participa e valoriza as reuniões comunitárias, onde é um defensor da natureza e procura conscientizar seus vizinhos e amigos. Nas reuniões das associações sempre quando tem oportunidade, conta as suas experiências.

ADUBO VERDE


Em um mundo cada vez mais necessitado de ações que valorizem a preservação ambiental, a adubação verde, uma das variedades de adubação orgânica, tem-se firmado como uma opção para o cultivo de variadas lavouras. A técnica utiliza matéria orgânica, gerada a partir do cultivo de plantas, para adubar o solo, diminuindo ou eliminando o uso de fertilizantes químicos. Vantagem para o meio ambiente, o produtor e o consumidor dos alimentos produzidos no campo.
A prática da Adubação Verde consiste no plantio e no corte de plantas em pleno florescimento, deixando a fitomassa cortada na superfície do solo para decomposição ou sendo enterrada. As plantas também podem ser cultivadas até a colheita de suas sementes, garantindo uma renda extra ao agricultor, de acordo com a Cartilha para Agricultores/Banco Comunitário de Sementes de adubos verdes do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, 2007.
E para mais detalhes , consulte:

MOBILIZANDO PARA O DESENVOLVIMENTO LOCAL SUSTENTÁVEL


A cada ano, vêm crescendo significativamente as ações de mobilização e participação dos agricultores familiares em torno de temáticas de seu interesse e voltadas para o desenvolvimento rural sustentável no município de Salinas.
Essa dinâmica vem ocorrendo em função do aprimoramento dos processos de organização, sobretudo sob a forma de constituição de um Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural Sustentável, além de associações e outras formas organizativas. As evidências desse processo podem ser verificadas através dos resultados, o funcionamento do Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural Sustentável, dos Conselhos/Associações Comunitárias organizados e Grupos/Associações de Produtores organizados.

ENERGIA SOLAR



Existem muitas formas que o produtor rural pode utilizar para reduzir os impactos ambientais de suas atividades. Como exemplo: a energia solar que pode ser utilizada de muitas maneiras, substituindo ações como a destruição de árvores para esquentar água em fogões de lenha e lançando carbono na atmosfera, contribuindo para o efeito estufa. Pode-se adotar a energia solar como forma de aquecimento d'água, e que tem custo muito menor que a energia elétrica, além de ser uma energia limpa, não polui, não consome combustível, a instalação é simples e sua manutenção mínima. No município de Salinas, adotar a energia solar seria uma opção vantajosa, onde o sol é soberano nessa região.
Saiba mais em:


9.2.10

DESENVOLVIMENTO SEM AGRESSÃO AO MEIO AMBIENTE



Um grupo de mulheres da Comunidade do Pavão que fica localizado no Vale do Bananal, a 20 km do Município de Salinas, formaram um grupo para produção de doces. Elas são agricultoras familiares e apesar das dificuldades, colocaram em prática essa forna de desenvolvimento sustentável.

Os doces produzidos são totalmente sem conservantes, feitos com frutos sem agrotóxicos, caseiros e com o verdadeiro sabor da fruta, e o melhor ainda, sem agredir o meio ambiente.


CENTRO DE PERMACULTURA DISSEMINA NOVAS TÉCNICAS NO JEQUITINHONHA


Existem muitas maneiras de proteger o meio ambiente, veja o exemplo de produção de alimentos sustentável no Jequitinhonha, onde pessoas simples que usam a criatividade para ajudar a evitar os impactos ambientais, proporcionando sustentabilidade e conscientização para as gerações futuras. Um exemplo adotado por elas, foi o banheiro ecológico que utiliza a água da chuva para abastecer a pia, depois de usá-la a água é jogada nas plantações e tem ainda mais outras técnicas.
Para mais detalhes acesse os links:

PERMACULTURA

Atualmente, muitas pessoas buscam alternativas para não agredir tanto a natureza, procurando por maneiras viáveis de evitar impactos ambientais.
Com relação as atividades rurais que não provocam tantos impactos ambientais, temos como experiência interessante a permacultura, que é uma cultura permanente de sustentabilidade baseada na cooperação entre o homem e a natureza.
Já existem algumas comunidades que adotam a permacultura como forma de planejamento, implantação e manutenção de ecossistemas cultivados no campo, produzindo alimentos saudáveis, habitação e energia que devem ser providos de forma sustentável para criar culturas permanentes sem desperdício ou poluição, trazendo restauração de tudo aquilo que foi degradado na natureza.
Veja mais sobre este assunto:http://www.permacultura.org.br/rbp/sobre.html

DESENVOLVIMENTO RURAL SUSTENTÁVEL Um Caminho a Seguir


Diante das atuais crises econômicas e sociais agravadas pelas problemáticas ambientais, o Desenvolvimento Rural Sustentável surge como um caminho para a construção de uma sociedade consciente em relação a preservação do meio ambiente. Entretanto um aspecto importante a ser considerado é a necessidade de ações efetivas que promovam esse desenvolvimento.

5.2.10

"A NECESSIDADE DE GESTÃO DAS ATIVIDADES RURAIS QUE CAUSAM IMPACTOS AMBIENTAIS".

Este blog promoverá uma nova visão sobre as formas de desenvolvimento sustentável no meio rural, buscando alternativas como o desenvovimento de técnicas e tecnologias para minimizar os impactos ambientais, tendo como foco o Norte de Minas Gerais e o Vale do Jequitinhonha.


PRODUÇÃO DE ALIMENTOS SUSTENTÁVEL NO VALE DO JEQUITINHONHA

BIODIESEL

object width="425" height="344">