31.3.10

CRIATIVIDADE RURAL - Boas Idéias para melhorar a Vida no Campo

Idéias aparentemente banais podem se tornar importante ferramentas para solucionar ou fazer frente a problemas vividos pelo homem do campo e os recusos podem estar bem perto do produtor rural. Afinal sempre há materiais de baixo custo, na própria propriedade rural, que podem ser aproveitados ou reutilizados de modo criativo, gerando novas tecnologias para facilitar o trabalho e a vida de quem vive no meio rural.
E o que a EMATER/MG, tem incentivado através do Prêmio Emater-Mg de Criatividade Rural, com o propósito de valorizar e estimular boas ideías dos agricultores, para melhorar a vida no campo, marcado pela troca de conhecimentos, o concurso é dirigido a agricultores e pecuaristas do Estatdo, assistidos por um extensionista, que pode pertencer a instituições públicas ou privadas.
Mesmo os inventos mais simples tem chances de ganhar,  o intuito é motivar os agricultores a ter ideías criativas e com baixo custo, mas com grande efeito na produtividade ou no bem-estar das famílias rurais.
Inventos como um mecanismo mais prático para fechar uma porteira ou um modo eficiente de preparar a alimentação do gado, armadiilha para livrar o gado do ataque das moscas-dos-chifres, máquina de fazer espeto de bambu, ferramenta manual para colher grãos, são algumas das idéias.

Para mais detalhes acesse:  http://www.emater.mg.gov.br/

26.3.10

MUNICÍPIO DE FRUTA DE LEITE

No município de Fruta de Leite foi iniciado no ano de 2009 o Banco de sementes de adubos verdes. Foi implantada uma área com a Crotalária Juncea, leguminosa de crescimento muito rápido e vigoroso que apresenta um bom controle de plantas invasoras e, também, uma boa produção de massa verde e fixação de nitrogênio. Estas Plantas produzem fibras e celulose de alta qualidade e são pouco exigentes em relação a fertilidade dos terrenos onde são plantadas, além de possuírem ampla adaptação em regiões tropicais. A idéia é de proporcionar aos produtores uma forma de aumentarem a produtividade sem aumentar os custos de produção e principalmente reduzir o uso de produtos químicos evitando a degradação ambiental.
Para contato: fruta.leite@emater.mg.gov.br

1.3.10

SANEAMENTO NO MEIO RURAL

O município de Salinas, tem muito a crescer, especialmente no que diz respeito a adotar tecnologias construtivas como alternativas para suas atividades rurais, no sentido de amenizar os impactos ambientais, em prol do saneamento no meio rural, como exemplo pode citar: A utilização de cisterna como utilização da águas da chuva para uso do ser humano, bem como para desenvolver as suas atividades rurais, como a reutilização da água da pia nas plantações, tornando eficiente o uso da água e ainda fazer tratamento da água para o consumo humano buscando alternativas, como exemplo o uso do filtro de areia. A utilização de plantas para tratamento do esgoto doméstico, como taboa, lírio do brejo, bambu, e o processo fito-pedagógico aplicado no tratamento de efluentes domésticos. O uso de microalgas para tratamento de resíduos das atividades agropecuárias e culturas, além de ajudar na purificação dos efluentes, a biomassa alga produzida tem alto valor biológico e econômico.

ASSISTA O VÍDEO:
 http://www.emater.mg.gov.br/portal.cgi?flagweb=site_pgn_video_minas_rural&id=3489


PARA SABER MAIS ACESSE: http://www.embrapa.gov.br/, http://www.mda.gov.br/portal


PRODUÇÃO DE ALIMENTOS SUSTENTÁVEL NO VALE DO JEQUITINHONHA

BIODIESEL

object width="425" height="344">