1.3.10

SANEAMENTO NO MEIO RURAL

O município de Salinas, tem muito a crescer, especialmente no que diz respeito a adotar tecnologias construtivas como alternativas para suas atividades rurais, no sentido de amenizar os impactos ambientais, em prol do saneamento no meio rural, como exemplo pode citar: A utilização de cisterna como utilização da águas da chuva para uso do ser humano, bem como para desenvolver as suas atividades rurais, como a reutilização da água da pia nas plantações, tornando eficiente o uso da água e ainda fazer tratamento da água para o consumo humano buscando alternativas, como exemplo o uso do filtro de areia. A utilização de plantas para tratamento do esgoto doméstico, como taboa, lírio do brejo, bambu, e o processo fito-pedagógico aplicado no tratamento de efluentes domésticos. O uso de microalgas para tratamento de resíduos das atividades agropecuárias e culturas, além de ajudar na purificação dos efluentes, a biomassa alga produzida tem alto valor biológico e econômico.

ASSISTA O VÍDEO:
 http://www.emater.mg.gov.br/portal.cgi?flagweb=site_pgn_video_minas_rural&id=3489


PARA SABER MAIS ACESSE: http://www.embrapa.gov.br/, http://www.mda.gov.br/portal


6 comentários:

  1. parabéns pela iniciativa Myrna!Seus textos estão informativos e de fácil compreensão. espero que seu tcc seja um sucesso!

    ResponderExcluir
  2. Oi Myrna,

    Realmente o Agricultor Familiar precisa ser orientado com estratégias eficientes e baratas quanto ao saneamento no meio rural.
    Outra fato, de relevância que precisa de atenção é o lixo sólido, pois nas comunidades rurais não tem coleta, e muitas vezes são deixados ao ar livre contaminando o solo e sendo arrastado para os leitos dos rios.

    Tiago Hebert
    Engº Agrônomo
    Coord. Tec. Emater-MG

    ResponderExcluir
  3. Oi Myrna, muito louvável sua iniciativa de publicar informações tão importantes, que com certeza contribuem bastante para a mitigação dos impactos ambientais advindos das atividades desenvolvidas nas comunidades rurais.
    Parabéns pela objetividade dos textos.
    Deus a abençoe para que faça uma brilhante defesa do seu TCC.

    Ederwanda Lage
    Tng. Gestão Ambiental

    ResponderExcluir
  4. Prezada Myrna,

    Iniciativa muito interessante, Parabéns!

    Quando ouvíamos falar em meio rural e agricultura familiar, podemos até pensar num cenário bucólico, romântico, onde a vida passa sem grandes problemas. Mas numa abordagem de extensionista, vimos que não é bem assim. No meio rural é que os alimentos são produzidos, a nossa água também é produzida, ou seja, nossa vida depende exclusivamente do meio rural. E isso tem um peso muito forte.
    E quando se trata de agricultura familiar o impacto é mais forte, pois é onde a estrutura produtiva é baseada na família, se tornando um templo sagrado onde a tomada de decisão parte de todos os membros dessa família.
    E a EMATER-MG com muita sensibilidade tem seu foco de atuação nessa estrutura produtiva, a agricultura familiar com metodologias apropriadas a cada caso, valorizando sua cultura, seu modo de pensar, agir e respeito ao meio ambiente, busca a sustentabilidade dessa agricultura que é tão importante para o país. Com sua gestão social bem alicerçada tendo como pilar as organizações rurais onde podemos discutir e viabilizar políticas públicas voltadas para as reais necessidades dos agricultores familiares, trazendo com isso planos e projetos para a melhoria da qualidade de vida dessas famílias.
    Abraços!

    Reginaldo Ângelo de Sousa
    Engenheiro Agrônomo
    Gerente Regional da EMATER-MG
    Salinas

    ResponderExcluir
  5. Oiii Myrna,

    Parabéns mesmo pela belissima iniciativa, pois realmente os nossos produtores Rurais merecem um espaço como esse. Onde mostra que as pequenas atitudes fazem a diferença.
    É de iniciativas como a sua que precisamos para conscientizar cada vez mais pessoas a respeito dos problemas ambientais e de como uma pequena atitude pode fazer grandes diferenças...

    Leolina Barros de Almeida

    ResponderExcluir
  6. Olá Myrna, muito interessante as suas publicações, pois é de suma importância desenvolvermos atividades, mas levando em consideração o respeito ao meio ambiente.

    Yara Gomes Ferreira
    Zootecnista

    ResponderExcluir

PRODUÇÃO DE ALIMENTOS SUSTENTÁVEL NO VALE DO JEQUITINHONHA

BIODIESEL

object width="425" height="344">