12.2.10

ADUBO VERDE


Em um mundo cada vez mais necessitado de ações que valorizem a preservação ambiental, a adubação verde, uma das variedades de adubação orgânica, tem-se firmado como uma opção para o cultivo de variadas lavouras. A técnica utiliza matéria orgânica, gerada a partir do cultivo de plantas, para adubar o solo, diminuindo ou eliminando o uso de fertilizantes químicos. Vantagem para o meio ambiente, o produtor e o consumidor dos alimentos produzidos no campo.
A prática da Adubação Verde consiste no plantio e no corte de plantas em pleno florescimento, deixando a fitomassa cortada na superfície do solo para decomposição ou sendo enterrada. As plantas também podem ser cultivadas até a colheita de suas sementes, garantindo uma renda extra ao agricultor, de acordo com a Cartilha para Agricultores/Banco Comunitário de Sementes de adubos verdes do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, 2007.
E para mais detalhes , consulte:

2 comentários:

  1. Muito boa essa matéria e com certeza deve ser dispersada aos agricultores, para que com o uso de adubos verdes nas lavouras possa ser reduzido o uso de fertilizantes minerais nitrogenados, contribuindo assim para uma maior sustentabilidade da agricultura e garantir a conservação dos recursos naturais.

    Geilza B. Costa
    Eng. Ambiental
    Asses. de Des. Ambiental

    ResponderExcluir
  2. Pois é Myrna,

    O adubo Verde além de melhorar a qualidade fÍsica do solo, fixa nitrogênio barateando o custo com adubação. E a Emater-MG em parceria com o MAPA(Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento) desenvolveu um programa específico de distribuição de sementes de adubo verde para os Agricultores Familiares com interesse de formar nas comunidades rurais um “Banco de Sementes Comunitário de Adubo Verde”. Os interessados poderam procurar o escritório da Emater-MG da sua Cidade e se informar.

    Tiago Hebert
    Engº Agrônomo
    Coord. Tec. Emater-MG

    ResponderExcluir

PRODUÇÃO DE ALIMENTOS SUSTENTÁVEL NO VALE DO JEQUITINHONHA

BIODIESEL

object width="425" height="344">