12.2.10

BIODIESEL


Considerando-se que o combustível fóssil ( que não é renovável) irá se esgotar, faz-se necessário a adoção de outras matrizes energéticas. O biodiesel, que um óleo vegetal feito a partir da mamona, girassol, amendoim, soja e outras plantas oleaginosas, passa a ser uma das alternativas para suprir esta fonte do petróleo, porém de forma limpa e bem menos poluente.
O município de Salinas possue o Programa Biodiesel, que consiste numa parceria entre a Petrobrás Biocombustíveis com uma unidade montada em Montes Claros e a EMATER-MG, que fomenta junto aos agricultores familiares o plantio e a assistência técnica individualizada. O Programa Biodiesel em Salinas começou em 2007 com 38 produtores cadastrados e 17 plantaram, em 2008 chegou a cadastrar 87 agricultores familiares, sendo 53 plantaram e colheram no ano de 2009/2010, ainda conta com 115 produtores cadastrados, mas somente 62 plantaram em razão da falta de chuva. Dentre os 71 municípios envolvidos no Programa no ano agrícola 2008/2009, Salinas se posicinou em 15º lugar em adesões de produtores e também em volume produzido.
Para mais detalhes, consulte: http://www.biodiesel.gov.br/

2 comentários:

  1. Muito boa a sua ideia e mostra do que é o programa Biodiesel que entendemos ser a redenção energetica no que tange opção de transportes definida e usada no Brasil, hoje e que parece irá perdurar por um futuro bem longo.

    Sebastião Cezar F Carmo

    ResponderExcluir
  2. Oi Myrna

    O Biodiesel é uma grande estratégia do futuro, e o governo esta acreditando, pois tem feito grandes investimentos, como a Indústria em Montes Claros. Mas estes investimentos precisa chegar até ao agricultor familiar com mais intensidade, pois além da assistência técnica, fomentar o custeio da implantação da lavoura seria uma boa para o aumento da produção das oleaginosas e assegurar a permanência do homem no campo.

    Tiago Hebert
    Engº Agrônomo
    Coord. Tec. Emater-MG

    ResponderExcluir

PRODUÇÃO DE ALIMENTOS SUSTENTÁVEL NO VALE DO JEQUITINHONHA

BIODIESEL

object width="425" height="344">